Igor Jesus

Nasceu em 1989. Vive e trabalha em Lisboa. É licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e participou em vários workshops no âmbito do desenho e da pintura. Conta com algumas exposições, nomeadamente, a exposição colectiva Percepção do Devir – complementos de um espaço, na Casa Brasil, Lisboa, 2011 e Exposição de Escultura, no Centro de Exposições de Odivelas, 2011. Mais recentemente participou na exposição colectiva denominadaLogradouro, no Espaço Avenida 211, Lisboa, 2012; na exposição Cimento, Sala do Veado, Museu Nacional de História Natural, Lisboa, 2012 e na exposição Piquete nas Residências Coop, Lisboa, 2012

De momento faz parte da Equipa Editorial da publicação Marte nº5, com a coordenadora Catarina Rosendo e participou num Studio-visit na Ar.Co, Lisboa.

Tem vindo a problematizar questões envolvidas no que podemos chamar de processos de culturalização. É essa a causa, pela qual no trabalho, são convocados objectos que estejam ligados a um processo funcional da vida quotidiana. Para isso, procura transformar e resinificar objectos existentes, através da forma como pretende pensar o papel de cada lugar, criando um jogo de narrativas que reúnam um leque de referências culturais e/ou históricas. Desta forma, o trabalho nasce da tensão entre as regras privadas, subjectivas, e as relações sociais, estabelecendo assim um sistema de inter-relações entre as artes plásticas e os domínios da vida doméstica comum.

igor.ruben.jesus@gmail.com